O menino do pijama listrado

Padrão

Uma das minhas resoluções de ano novo – que eu tento cumprir já tem uns 3 anos – é ver um filme por semana e ler dois livros por mês. Esses dias eu consegui a proeza de ler o livro E ver o filme baseado na obra, riscando os dois da minha listinha. E já sei que O menino do pijama listrado vai ser um dos meus preferidos de 2012!
Comecei pelo livro que tem uma das orelhas mais intrigantes que eu já li. O texto, que geralmente é escrito de modo a introduzir o leitor na história – e assim fazê-lo comprar o livro -, não revelava absolutamente nada. Apenas dizia que o personagem principal era Bruno, um menino de oito anos.


Pra ninguém ficar no escuro, explico brevemente. Bruno mora em Berlim, na época da Segunda Guerra. Filho de um oficial do exército alemão, ele e sua família são transferidos para um lugar, digamos, bem diferente de onde ele cresceu. Lá, ele conhece Shmuel, o tal menino do pijama listrado, que diz o título. É bem difícil explicar o nazismo para uma criança tão pequena, ainda mais sendo ela o filho de um dos homens de confiança de Hitler, mas aos poucos, Bruno vai descobrindo por si só.
Mais não dá pra dizer, senão acaba a graça. Mas vale a pena, se possível, ler o livro e só então ver o filme. Vera Farmiga dá show como Elsa e nem asa Butterfield (o Bruno) fica atrás. Imperdível para ler e ver nas férias!

Deixe uma resposta

